ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HUMBERTO GAMA
ENCONTRO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES.
TEMA: CONSELHO ESCOLAR.
PARTICIPANTES: PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
SUPERVISORA RESPONSÁVEL: LUCIENE PINHEIRO PONTES
PAUTA:
ü Acolhida;
ü Reflexão;
ü Exibição de vídeo: Politicas Publicas e Legislação Nacional;
ü Apresentação em slides;
ü Roda de conversa e debate;
ü Avaliação.
OBJETIVOS:
Proporcionar um espaço de reflexão coletiva sobre as forma de avaliação aplicada aos alunos possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno através do Conselho de Classe Participativo.
CONSELHO ESCOLAR
ü O que?
ü O conselho de classe é:
ü Uma instância coletiva, coordenada pelos docentes, com.
O objetivo de avaliar processo de ensino aprendizagem.
O CONSELHO DE CLASSE É:
UM ESPAÇO ENTERDISCIPLINAR DE ESTUDO SOBRE:
ü Objetivos almejados pela a escola;
ü Dificuldades e avanços na organização de ensino;
ü Metodologias usadas;
ü Conteúdos selecionados;
ü Tipos de atividades propostas;
ü Forma de avaliação;
ü Critérios e instrumentos utilizados para o conhecimento do aluno.
O TRABALHO DO CONSELHO DE CLASSE CONCENTRAN-SE:
ü No debate coletivo do desempenho dos alunos frente às atividades educativas oferecidas pelos professores e pela escola com um todo.
QUAL A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS DE CLASSE?
ü A importância do conselho de classe reside nas suas nas suas possibilidades de congregar diferentes pontos de vistas na construção do conhecimento.
PROCESSO DE ENSINO = PRÁTICAS PEDAGÓGICAS = CURRICULO
ü Avaliando as possíveis causas de baixo rendimento ou falta de interesses pelas atividades curriculares em geral.
QUE RIQUEZAS CONTÉM O CONSELHO DE CLASSE?
ü O conselho de classe contém uma riqueza potencial;
ü A participação direta efetiva e entrelaçada dos profissionais numa rede de relação entre: profissionais, conteúdo, turnos, serie e turmas.
QUAL É A DINÂMICA DAS REUNIÕES?
ü A autoavaliação do professor;
ü A autoavaliação da equipe pedagógica;
ü A análise diagnostica das turmas;
ü A discussão e a tomada de decisão das propostas estabelecidas coletivamente e responsabilidade de todos envolvidos no processo educativo por coloca-las em prática.
QUAI SÃO OS CRITERIOS?
ü Avanços obtidos na aprendizagem;
ü Trabalhos realizados para que o aluno melhore a sua aprendizagem;
ü Desempenho do aluno em todas as disciplinas;
ü Acompanhamento do aluno (egresso);
ü Situação de inclusão;
ü Prevalência dos aspectos qualitativos sobre o quantitativo.
QUAL É A BASE LEGAL?
ü LDBEN Nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
ü PARECER Nº 12/1997 – Conselho Nacional de Educação;
ü DELIBERAÇÃO Nº 007/99 - Conselho Estadual de Educação;
ü DELIBERAÇÃO Nº 002/2002 – Especifica do calendário escolar;
ü REGIMENTO ESCOLAR.
O CONSELHO DE CLASSE SERÁ UMA INSTÂNCIA SIGNIFICATIVA SE:
ü Ajudar ao educando a conhecer suas possibilidades, necessidades e estratégias de estudo;
ü Gerar mais aprendizagem;
ü Reorientar o ensino;
ü Auxiliar a escola a se reconhecer frente à proposta pedagógica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-a através da ação e compreensão de que o conselho de classe é muito mais complexo e importante, que a simples retrospectivas do comportamento e notas dos alunos no decorrer do periodo ( mês, bimestres semestres, etc..) e que neste espaço tornem-se possiveis as mudança ainda que pequenas e gradativas mas que tenham um mesma direção.
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