quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ENCONTRO PEDAGÓGICO

 ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HUMBERTO GAMA

                        ENCONTRO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES.

TEMA: CONSELHO ESCOLAR.
PARTICIPANTES: PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
SUPERVISORA RESPONSÁVEL: LUCIENE PINHEIRO PONTES

PAUTA:
ü  Acolhida;
ü  Reflexão;
ü  Exibição de vídeo: Politicas Publicas e Legislação Nacional;
ü  Apresentação em slides;
ü  Roda de conversa e debate;
ü  Avaliação.

 OBJETIVOS:

Proporcionar um espaço de reflexão coletiva sobre as forma de avaliação aplicada aos alunos  possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno através do Conselho de Classe Participativo.

APRESENTAÇÃO:
 
CONSELHO ESCOLAR

ü  O que?
ü  O conselho de classe é:
ü  Uma instância coletiva, coordenada pelos docentes, com.
     O objetivo de avaliar processo de ensino aprendizagem.

O CONSELHO DE CLASSE É:

UM ESPAÇO ENTERDISCIPLINAR DE ESTUDO SOBRE:

ü  Objetivos almejados pela a escola;
ü  Dificuldades e avanços na organização de ensino;
ü  Metodologias usadas;
ü  Conteúdos selecionados;
ü  Tipos de atividades propostas;
ü  Forma de avaliação;
ü  Critérios e instrumentos utilizados para o conhecimento do aluno.

  O TRABALHO DO CONSELHO DE CLASSE CONCENTRAN-SE:

ü  No debate coletivo do desempenho dos alunos frente às atividades educativas oferecidas pelos professores e pela escola com um todo.

  QUAL A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS DE CLASSE?


ü  A importância do conselho de classe reside nas suas nas suas possibilidades de congregar diferentes pontos de vistas na construção do conhecimento.
PROCESSO DE ENSINO = PRÁTICAS PEDAGÓGICAS = CURRICULO
ü  Avaliando as possíveis causas de baixo rendimento ou falta de interesses pelas atividades curriculares em geral.

QUE RIQUEZAS CONTÉM O CONSELHO DE CLASSE?

ü  O conselho de classe contém uma riqueza potencial;
ü  A participação direta efetiva e entrelaçada dos profissionais numa rede de relação entre: profissionais, conteúdo, turnos, serie e turmas.
                                                       
QUAL  É A DINÂMICA DAS REUNIÕES?

ü  A autoavaliação do professor;
ü  A autoavaliação da equipe pedagógica;
ü  A análise diagnostica das turmas;
ü  A discussão e a tomada de decisão das propostas estabelecidas coletivamente e responsabilidade de todos envolvidos no processo educativo por coloca-las em prática.

  QUAI SÃO OS CRITERIOS?

ü  Avanços obtidos na aprendizagem;
ü  Trabalhos realizados para que o aluno melhore a sua aprendizagem;
ü  Desempenho do aluno em todas as disciplinas;
ü  Acompanhamento do aluno (egresso);
ü  Situação de inclusão;
ü  Prevalência dos aspectos qualitativos sobre o quantitativo.

 QUAL É A BASE LEGAL?

ü  LDBEN Nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
ü  PARECER Nº 12/1997 – Conselho Nacional de Educação;
ü  DELIBERAÇÃO Nº 007/99 - Conselho Estadual de Educação;
ü  DELIBERAÇÃO Nº 002/2002 – Especifica do calendário escolar;
ü  REGIMENTO ESCOLAR.

 O CONSELHO DE CLASSE SERÁ UMA INSTÂNCIA SIGNIFICATIVA SE:

ü  Ajudar ao educando a conhecer suas possibilidades, necessidades e estratégias de estudo;
ü  Gerar mais aprendizagem;
ü  Reorientar o ensino;
ü  Auxiliar a escola a se reconhecer frente à proposta pedagógica.


 AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-a através da ação e compreensão de que o conselho de classe é muito mais complexo e importante, que a simples retrospectivas do comportamento e notas dos alunos no decorrer do periodo ( mês, bimestres semestres, etc..) e que neste espaço tornem-se possiveis as mudança ainda que pequenas e gradativas mas que tenham um mesma direção.







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